top of page

FILMES PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

 

DIVERTIDA MENTE

"Será que agora quem está no comando da minha mente é o Medo ou a Raiva?" A pergunta que poderia ser feita por qualquer psicanalista é o tema de fundo da nova animação da Pixar, feita para divertir e fazer refletir adultos e crianças. Na história, as emoções de uma menina de 11 anos ficam confusas quando ela tem de lidar com a mudança com a família para outra cidade. E são as atitudes dessas emoções que acompanhamos no desenrolar da trama. 

  • Assistindo à mais nova animação da Disney Pixar  Divertida Mente recordamos o quanto crescer pode ser doloroso, ainda que seja uma jornada com final feliz. É uma história que encanta crianças por dar cor e forma aos sentimentos e adultos por tratar o tema de forma leve, sem lhe tirar a profundidade. Ao contrário do que muitos de nós aprendemos em nossa criação, o filme mostra que é possível e saudável sentir raiva, tristeza e medo. Esses sentimentos são tão importantes e legítimos quanto à alegria, doçura e encantamento perante a vida.

 

FROZEN - UMA AVENTURA CONGELANTE

A caçula Anna adora sua irmã Elsa, mas um acidente envolvendo os poderes especiais da mais velha, durante a infância, fez com que os pais as mantivessem afastadas. Após a morte deles, as duas cresceram isoladas no castelo da família, até o dia em que Elsa deveria assumir o reinado de Arendell. Com o reencontro das duas, um novo acidente acontece e ela decide partir para sempre e se isolar do mundo, deixando todos para trás e provocando o congelamento do reino. É quando Anna decide se aventurar pelas montanhas de gelo para encontrar a irmã e acabar com o frio.

  • Frozen nos mostra como a repressão de nossas potencialidades pode levar a opressão do próprio eu, ao sofrimento e ao isolamento das outras pessoas além de nós. Ao mesmo tempo conta a estória de como a extroversão e a introversão podem ser equilibradas, a timidez vencida e a importância das relações familiares. As crianças precisam que seus pais expliquem o que está ocorrendo em suas vidas, pois apesar de não terem um entendimento completo e profundo como o dos adultos, conseguem entender o suficiente para elas. É uma forma de aproximar as relações, de incluir a criança na família e, principalmente, dessa criança não se sentir desamparada ou esquecida pelos pais havendo assim a necessidade de conexão emocional e apoio familiar.

 

 

O ESPANTA TUBAROES

Este filme nos ensina a aceitar e aprender a conviver com as diferenças pessoais, sejam estas sociais, sexuais, econômicas etc. A história é contada por dois peixes que, num momento de vida semelhante, vivem a experiência de provarem para si mesmos que podem ser aceitos pelos outros por aquilo que são e não pelo que os outros querem que eles sejam. 

 

A BELA E A FERA

História de amor entre uma mulher considerada bonita e por um homem visto como feio. Mostra que, muitas vezes, o belo e o feio são construções feitas por nós como conceitos subjetivos e que por causa disso podemos discriminar aquilo que não nos é agradável, sem ao menos, realmente, conhecer àquela pessoa. O que atualmente vemos é o culto à beleza estética e, por vezes, deixamos de ver e conhecer outras maneiras e formas de beleza.

 

PROCURANDO NEMO

Este filme conta a história do filho (peixinho Nemo) que desobedece as ordens do pai e é capturado e levado para outra cidade. O pai vai resgatá-lo e este tenta de várias formas retornar à sua casa. O filme é um ensinamento para pais e filhos: os primeiros podem e devem colocar limites em seus filhos sem ser autoritários, sempre demonstrando claramente os motivos e os filhos respeitarem seus pais sem que seja necessário discussões, ou seja, que podem conviver harmoniosamente dialogando e compreendendo as razões das duas partes.

 

 

LILO & STICH

Este filme apresenta, de maneira comovente, a construção de uma belíssima amizade, o valor da família, a importância do afeto em nossas vidas e como conviver e aceitar as diferenças.

 

ROBÔS

Um robô inventor decide partir para a cidade grande, com o objetivo de encontrar seu grande ídolo. O filme revela a importância de acreditarmos em nossos sonhos e ideais e como o apoio e incentivo familiar contribuiu para o sucesso de nossas empreitadas.

 

 

TOY STORY 3

Um dos momentos mais tocantes de toda uma geração certamente foi ver um personagem de ficção se desfazer de seus brinquedos falantes. Esse é o peso de "Toy Story" em nossas vidas. A escolha de Andy ao se livrar de seus antigos brinquedos é a premissa para um filme tocante sobre mudanças e amadurecimento. E olha que nem citamos a cena da quase morte no lixão.

 

ERNEST E CELESTINE

Um artista de rua esfomeado e uma órfã sonhadora, dois personagens que vivem nas margens de suas sociedades e que praticam pequenos furtos para sobreviver. Quando os dois se conhecem, despertam não apenas uma bonita amizade, mas também o ódio de dois mundos que não sabem como lidar com o diferente.

 

WALL-E

Uma história de amor entre dois robôs, um funcionário obsoleto da Terra e uma batedora de última geração de um cruzeiro espacial, que precisam trabalhar juntos para salvar a raça humana de uma distopia em que a tecnologia acabou com as relações sociais. 

 

MARY E MAX

Talvez uma animação que, ao contrário das outras, não tenha uma roupagem tão infantil, mas que também surpreendeu adultos e crianças por sua sua profundidade. Toda a sensibilidade que pode ter uma troca de cartas entre uma australiana de oito anos e um nova-iorquino de 44 dão o tom da animação em stop-motion. "A vida de todos é como uma longa calçada. Algumas são bem pavimentadas; outras, como a minha, têm rachaduras, cascas de banana e guimbas de cigarro."

 

UP - ALTAS AVENTURAS

Uma plateia de adultos chorando com dez minutos de flme. Essa é uma cena que só quem foi assistir a "Up" no cinema pôde presenciar. A história de Carl e Ellie funciona tanto como prólogo da trama principal quanto como pano de fundo para uma discussão sobre sonhos, solidão e amizade.

 

A VIAGEM DE CHIHIRO

E se, aos dez anos de idade, você fosse responsável por salvar sua família de uma morte horrível, ao mesmo tempo em que deve encontrar sua própria identidade para não sucumbir ao mesmo destino? A aventura existencialista de Chihiro é o fio condutor dessa animação do cineasta japonês Hayao Miyazaki que mistura relações de família, autoconfiança e memória com bruxas, espíritos e outros seres grotescos.

 

MULAN

Se ser feminista hoje não é fácil, imagine ser feminista na China da Dinastia Tang. Mulan se veste de homem para proteger sua família e acaba salvando seu país da invasão dos hunos --e, de quebra, convencendo seus companheiros de que o fato de ser mulher não a impedirá de fazer o que quiser.

 

CORALINE E O MUNDO SECRETO

Uma criança que não gosta de seus pais se vê no paraíso quando descobre um mundo paralelo em que todas as suas vontades são realizadas. Admita, você já passou por isso. Mas, por mais que eles possam parecer chatos, pais precisam ser pais, e é isso que Coraline vai descobrir nessa animação feita em stop-motion.

 

O REI LEÃO

Uma das animações mais icônicas da Disney, "O Rei Leão" foi responsável por fazer com que milhões de crianças fossem apresentadas a uma variedade de temas considerados adultos, de morte até vingança, passando por paixão, cobiça e até dois animais machos adotando e criando um bebê.

bottom of page