top of page

Principais Problemas Apresentados pelo Adolescente

 

 

ANSIEDADE
A ansiedade é uma reação normal do organismo a qualquer situação de estresse, podendo ocorrer desde uma prova na escola, falar em público, marcar um encontro ou participar de uma competição. É um sentimento que acompanha um sentido geral de perigo com sintomas fisiológicos (agitação, hiperatividade, movimentos precipitados) e cognitivos (atenção e vigilância redobrada, pensamentos negativos referidos a possíveis desgraças). A dificuldade começa quando o adolescente passa a sentir ansiedade de forma recorrente e intensa, o que pode acarretar no prejuízo do funcionamento biopsicosocial.

 

DEPRESSÃO
Alteração de humor acompanhada das mais diversas manifestações: tristeza, irritabilidade (que por si só pode ser manifestação normal da adolescência), perda de interesse ou prazer em suas atividades, perda ou ganho de peso, insônia ou excesso de sono e abuso de substâncias psicoativas (mais comumente álcool, porém até outras drogas). O tratamento desse transtorno envolve o uso de fármacos (antidepressivos), associado a psicoterapia.

TRANSTORNO ALIMENTAR

Acontece quando a adolescente demonstra um medo excessivo de engordar, tomando atitudes exageradas para emagrecer, mantendo peso muito abaixo do esperado para ela. Incluem-se aqui a bulimia (ataques de "comer" compulsivos seguidos, muitas vezes, do ato de vomitar) e anorexia (diminuição intensa da ingestão de alimentos). Antes do desenvolvimento destes quadros, observa-se a existência da dismorfia corporal que se caracteriza pela preocupação exagerada com algum aspecto da aparência que causa significativo sofrimento psíquico.

ALTERAÇÃO DE COMPORTAMENTO

Caracteriza-se por um padrão repetitivo e persistente de conduta anti-social, agressiva ou desafiadora, por no mínimo seis meses. Estes comportamentos envolvem atividades perigosas e ilegais (roubos, destruição de patrimônio alheio, brigas, crueldade e desobediência intensa) e perturbam quem está próximo. Os jovens, com esta problemática, não se importam com os sentimentos dos outros e nem sofrem por causa destes comportamentos. É um transtorno de difícil manejo, necessitando também intervenção familiar e social.

 

USO DE DROGAS / ÁLCOOL

O uso de drogas, como é conhecido, é um tipo de alteração de comportamento bastante visto na adolescência. Nesta condição, diferencia-se o abuso da dependência das drogas. No abuso, observa-se uso recorrente da droga, o que prejudica a vida do usuário seja na esfera familiar, social, acadêmica ou profissional. A dependência da droga ocorre quando se desenvolve tolerância a substância (redução do efeito e assim aumento da dose para reações desejadas). É o transtorno mais grave deste grupo, sendo que o adolescente apresenta busca incessante pela droga com abandono de suas atividades rotineiras.

bottom of page